A escola dominical

Agora, irmão Branham, acerca da escola dominical? Pode ser antes do serviço de pregação? (Bem)
Sim, sempre o temos tido dessa forma. Dê a Escola antes do serviço de pregação. E isso dá oportunidade aos meninos a assistirem a Escola Dominical, terem suas classes despedidas, e se eles querem... Os meninos não vão entender e teriam que ficar todo o tempo do serviço de pregação e logo terem a Escola Dominical. Os meninos se cansariam. Que a Escola Dominical seja primeiro. Observe o tempo. Tenha uma hora fixa para reunir essa Escola Dominical. O Superintendente da Escola Dominical deve se encarregar disso, de que a Escola Dominical se reúna a uma hora determinada. Todas as Escolas Dominicais lhes permitem certa quantidade de tempo para esse propósito de despacha-los.
Pergunta 4b. O mestre para a classe de adultos deve ser algum outro à parte do pastor?

Tabernaculo BranhamSe assim o tem resolvido. Se o pastor deseja ensinar na Escola Dominical e logo trazer a mensagem mais tarde, isso está bem, se ele quer fazer o duplo serviço. Mas se ele não o deseja, que tenha seu mestre de Escola Dominical para adultos (vê) para sua classe adulta. E se o pastor tem a alguém mais em mente e a pessoa deseja faze-lo, dê-lhe trinta minutos ou o que vocês vão admitir em sua Escola Dominical, de 30 a 40 minutos, ou o que for.
E deve pôr uma campainha aqui e quando essa campainha soar, ou a campainha da igreja, significa que é para despachar a Escola Dominical. E quando soar essa campainha, significa que aí mesmo tudo esteja em ordem.
Haverá certa quantidade de tempo para um hino ou dois, os que vão cantar. Não demasiadamente por muito tempo. Cansará as pessoas ao retê-las por tempo prolongado. Vêem. E toque a campainha, tenham um hino e o que vão fazer; logo enviem as classes a seus lugares e imediatamente quando chegar essa hora; digamos que vai ser às dez ou dez e quinze, dez e trinta ou o que for. Toque a campainha e cada mestre despeça suas classes, entre na audiência aqui e leiam o relatório (o relatório da Escola Dominical) e então despeça a todos e os que querem ficar para o próximo serviço de pregação, que sejam os seguintes, vê. Então está em ordem. Perguntas? (Perguntam da audiência - Ed.)

Oh, sim; um de três anos não pode entender o que entende um de 14 anos. Creio que explicarei isso mais detalhadamente. Quantas classes deve haver?
Deveriam colocar suas classes como pequenas classes que desejem ter... quadros de franela. Isso é demasiado para um moço ou moça de 14 anos. Vêem. Devem ter a alguém que se ocupe da classe dos meninos. Alguma mãe ou algo que saiba como cuida-los. Creio que nas demais classes deve ser alguém que esteja capacitado para apresentar a Palavra. Vêem. E digamos que deveriam ser pelo menos três classes.
Deveria ter uma classe de meninos de cinco anos e o resto que forem menores que isto, que sejam cuidados pela mãe e se começa a se comportar mal, se for necessário, leve-o ao quarto de crianças enquanto durar a pregação. É para isso que é o quarto de crianças.

E creio que as classes devem ser preparadas com os meninos de 5 a 10 anos, algo assim. E logo os de 10 a 15 anos devem estar na classe dos adolescentes, e logo a dos adultos: os maiores de 15 anos. Porque hoje em dia são suficientemente maduros, podem obter emprego e já quase querem votar a essa idade. Assim sendo, devem estar capacitados para ouvir a Palavra. Que venham ao auditório principal e ouçam.
Quem deve ser os mestres?
Aí o tem. É sua parte escolher seus próprios mestres, e deves faze-lo, ponha-os aí, escolham a alguém e apresente-o à igreja, e diga: “Quem aqui se sente dirigido pelo Senhor?” E escolham um mestre capacitado. Irmão, que seja feito estritamente o assunto. E se o mestre não se qualifica para isso, então mudem os mestres.

Quando suceder que sob inspiração de Deus eu sinta que Armen Neville não se qualifica mais como pastor daqui, o direi à igreja; crendo que vocês diáconos, não se qualificam como diáconos, direi à igreja que encontro que há certo diácono aqui fazendo algo que não deve fazer. Se ele não mantém seu labor e assim por diante, ou um Administrador ou o que for, eu não posso escolhe-lo ou tira-lo, a igreja tem que fazer isso. Porém eu certamente vou apresentar isso diante da igreja. Vêem. Porque isso é o que se deve fazer. Se supõe que eu seja um bispo, estou suposto a fixar-me e ver que sucede. Temos que ir ao céu, não aqui para uma reunião ou algo para ter um bom momento e apressar-nos e nos ir a jogar bola. Aqui estamos tendo a coisa mais benigna que há no mundo: A Palavra de Deus. Deve ser dirigida em Ordem Divina.
Quem deve ser mestre?
Cabe a você seleciona-los. Eu escolheria uma anciã para cuidar dos bebês, alguma que possa fazer isso. Mas para os adolescentes escolherei algum mestre que seja severo. E não somente vir aqui e comer cachorros quentes. Isso estaria bem, se desejam cachorros quentes. Porém sustenha a Palavra. E há de ser que esta igreja não esteja depois... está bem o cachorro quente e um piquenique ao qual querem ir juntos e ter companheirismo, isso está bom, isso é o que deveriam fazer para entreter aos meninos. Porém aqui neste lugar está a Palavra de Deus. O cachorro quente é quando se reúnem ou algo assim, porém não na casa de Deus. E por certo sabemos que não cremos nestas loucuras de festas para divertir-se e toda coisa semelhante nos arredores daqui. Vocês sabem melhor que isso.
Quem deverá dirigir a escola dominical para mantê-la em ordem?

O Superintendente da Escola Dominical. Esse é negócio seu. Isso não tem a ver com os diáconos, administradores, pastores ou ninguém mais. Ele tem um ofício próprio. Não sei quem é o mestre da Escola Dominical. Porém esse mestre da Escola Dominical está suposto a ocupar-se que toda classe esteja em seu lugar e que cada professor esteja presente ou substituir o professor por outro se não está neste dia.

Então no domingo enquanto estão dando as lições, o Superintendente da Escola Dominical recolherá a oferta que tem ali. A coleta e o relatório Dominical de quantos há presente e quantas Bíblias tem em suas classes e assim sucessivamente, e faça um relatório disso. Então, antes do serviço de pregação ante a audiência, quando der o aviso para faze-lo, tenham o relatório ao terminar a Escola Dominical. Diga quantos professores e quantos assistiram e o total de toda a Escola Dominical, o total de ofertas e assim por diante. Os diáconos, os administradores e os pastores não tem que fazer isso, ninguém tem a ver com isso. Esse é o trabalho do Superintendente da Escola Dominical.

E então, se ele nota que a Escola Dominical necessita de algumas coisas, o apresenta à junta de administradores. E primeiro os Administradores se reúnem por este assunto, e logo averiguam com o tesoureiro se há suficiente fundo e assim sucessivamente; então isto se pode comprar. Se vocês necessitam de alguma coisa ou outra parte literatura ou o que for, ou algumas Bíblias ou algo. Eles querem comprar uma Bíblia onde sabem que podem encontrar a maioria das palavras e cotar a maioria das Escrituras, ou algum prêmio ou algo que vão presentear ou dizer que querem compra-la através da igreja, então isso deve ser apresentado aos diáconos e logo que eles vejam se tem o suficiente na tesouraria. Vêem.
Mensagem: A ordem da igreja, parágrafos: 63-76.

Faça o download da mensagem completa em FDF: A ORDEM DA IGREJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração de encerramento do culto

O que representa o Ouro, incenso e Mirra na Bíblia

Oração de abertura do culto